Variedades de iogurtes
Gráfico 17 – Total de variedades de iogurtes líquidos mais consumidos em 2023

Gráfico 18 –Total de variedades de iogurtes líquidos mais consumidos em 2013

Retiramos da análise do gráfico 18, representativo dos dados de 2013, que as variedades de iogurtes líquidos mais consumidas foram os iogurtes de Aroma, com 46,6%, os iogurtes Magros, com 26,9% e os iogurtes Defesas, com 10,5%. No entanto, os menos consumidos foram os iogurtes Biológicos e os iogurtes de Soja com 0,4% e 0,6% respectivamente. Já em 2023, como representado no gráfico 17, os iogurtes líquidos mais consumidos foram os iogurtes de Aroma (44,7%) e os iogurtes Magros (18,7%) e os menos consumidos foram os iogurtes Biológicos e Soja, com 0,2%, Bifidus Pedaços, com 0,8% e Defesas com 0,8%.
Realizando uma pequena comparação entre ambos os anos, deduzimos que os iogurtes de Aroma, Magros, Defesas, Bifidus, Colesterol, Aroma Pedaços, Magros Pedaços, Naturais, Bifidus Pedaços, Soja e Biológicos sofreram de 2013 a 2023 um decréscimo acentuado, ao contrário dos iogurtes Cremosos, que apresentaram um crescimento de 4,7%.
Gráfico 19 –Total de variedades de iogurtes sólidos mais consumidos em 2013

Gráfico 20 –Total de variedades de iogurtes sólidos mais consumidos em 2013

Relativamente aos iogurtes sólidos, conseguimos perceber uma diferença entre os dois anos, nomeadamente no crescimento da quantidade de variedades de iogurtes consumidas em 2023.
No gráfico 19 (2023), os iogurtes de aroma destacam-se dos restantes, com 31,5% da amostra, seguindo-se os iogurtes Grego e os iogurtes Naturais com percentagens mais baixas que o anterior, com 11,8% e 10,3% respectivamente. Os iogurtes sólidos menos consumidos foram Soja, Biológicos, Com Gelatina e Defesas, abaixo de 1%. Respetivamente, no gráfico 20 (2013), os iogurtes de Aroma também se destacam com 37,1%, seguido dos iogurtes de Aroma Pedaços, com 17,7%, Magros, com 16,4% e Outras Variedades de iogurtes, com 16,2%; e a variedade menos consumida são os iogurtes Biológicos, com 0,7%.
Ao comparar ambos os gráficos, conseguimos perceber que algumas variedades (Aroma, Aroma Pedaços, Magros, Bifidus, Cremosos, Magros Pedaços, Defesas, Cremosos Pedaços, Bifidus Pedaços, Colesterol, Soja e Biológicos) sofreram um decréscimo pelos anos, ao contrário dos iogurtes Naturais que aumentaram em 1% o seu consumo em 2023.