Quantificação

Através dos dados fornecidos pelo Tgi (2023), pudemos verificar quantos indivíduos pertenciam a cada segmento criado.

SEGMENTAÇÃO À PRIORI (iogurtes líquidos)

Indivíduos sexo feminino 25-34 anos; Classe A/B

Nota: 3. Apliquei a % de distribuição SEXO ao número de consumidores faixa etária 25-34

           4. Apliquei a % de distribuição em função (17,7%)

Segmento 2 à priori:

Através dos dados fornecidos pelo Tgi (2023), pudemos verificar quantos indivíduos pertenciam a cada segmento criado. Quantificação em número de cada um dos segmentos

Segmento 1 à priori:

SEGMENTAÇÃO À PRIORI (iogurtes sólidos)

Indivíduos sexo masculino 65-74 anos; Classe A/B

Nota: 3. Apliquei a % de distribuição SEXO ao número de consumidores faixa etária 65-74

           4. Apliquei a % de distribuição em função (17,7%)


Segmento 1 Post Hoc:

O inquérito tem 141 inquiridos, desses consomem: - Iogurtes sólidos 71: (50,4%)

- Iogurtes líquidos 54: (38,3%)

- Não consomem 16: (11,3%)

Apenas foi possível determinar a classe social de 78 inquiridos (55,3% do total)

Desses 78 inquiridos são: - Mulheres: 48 (61,5%)

- Homens: 29 (37,2%)

- Preferiram não responder: 1 (1,3%)

Consumidores de iogurtes líquidos: sexo masculino 15 – 24 anos; Classe Social A/B


Primeiramente, através da utilização de filtros no inquérito, descobrimos quantos dos inquiridos tinham as características descritas em cada segmento, que deu um total de 10 pessoas,


Em seguida, visto que o inquérito tinha 141 respostas, fizemos uma regra de três simples para descobrir qual a percentagem de respostas:

Indivíduos %

141 ---------- 100

10 ------------ x

Assim, através desta conta, obtemos um resultado de 5%.


Quantificação em valor (euro) de cada um dos segmentos criados

No respeito ao consumo dos iogurtes em Portugal, no ano de 2023, através do Euromonitor e do TGI, foi possível quantificar em euro o valor do total dessas vendas,

À Priori Segmento 1:

O segmento 1 à priori, diz respeito ao consumo de iogurtes líquidos, pelo sexo feminino, com idades entre 25 e 34 anos, pertencentes à Classe Social A/B.

Através do TGI foi possível descobrirmos e quantificar em euro o total deste tipo de iogurtes, sendo de 2 978 919 € em Portugal, no ano de 2023 (66,20€/consumidor).

Para descobrirmos quanto valia o segmento efetuamos uma regra de três simples, tendo igualado o total de consumidores dos iogurtes líquidos deste segmento nos 12 meses de 2023 (3 806 000), ao valor total e correspondemos o total de indivíduos do segmento (45 009) x € totais:

Indivíduos €

3 806 000 -------- 251 900 000

45 009 --------- x

Resultado: 2 978 919€


À Priori Segmento 2:

O segmento 2 à priori, refere-se ao consumo de iogurtes sólidos, pelo sexo masculino, com idades entre 65 e 74 anos, pertencentes à Classe Social A/B.

Através do TGI foi possível quantificar em euro o total deste tipo de iogurtes, sendo de 4 960 549 € em Portugal, no ano de 2023 (71,05€/ consumidor).

Da mesma forma que o segmento anterior, procedemos à elaboração de uma regra de três simples, agora para iogurtes sólidos, para quantificar o valor do segmento:

Indivíduos €

4 159 000 -------- 295 500 000

69 817 --------- x

Resultado: 4 960 549€.


Post Hoc Segmento 1:

O segmento 1 post hoc, engloba os consumidores de iogurtes líquidos, com idades entre os 15 e 24 anos, pertencentes à classe A/B. Através dos cálculos efetuados, concluímos que em Portugal, no ano de 2023, existem 74 407 consumidores, sendo que segundo o Euromonitor, a quantificação em euro foi de 4 924625€ (66,18€/ consumidor).

Efetuando os cálculos , temos que:

Indivíduos €

3 806 000 -------- 251 900 000

74 407 --------- x

Resultado: 4 924 625€


Post Hoc Segmento 2:

O segmento 2 post hoc, diz respeito ao consumo de iogurtes sólidos, pelo sexo feminino, com a idade entre 15 e 24 anos e pertencentes às Classes Sociais A/B, sendo que, através do Euromonitor, descobrimos que teve 50 657 consumidores em Portugal, durante o ano 2023. Assim, concluímos que em Portugal, durante 2023, existem 50 657 consumidores, o que equivale a um valor de 3 599 217€ ( 71,04€/ consumidor).

Através da tabela calculamos qual o valor deste segmento, utilizando novamente uma regra de três simples.


Indivíduos €

4 159 000 -------- 295 500 000

50 657 --------- x


Resultado: 3 599 217€


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