Identificação e caracterização dos principais concorrentes 


Com base no rank presente na base de dados do euromonitor foi possível identificar as principais empresas e as suas respetivas marcas concorrentes no mercado dos iogurtes em Portugal (2018-2023), nomeadamente os grupos Danone, Lactogal e Lactalis Nestlé.

Dentro destas empresas encontram-se as principais marcas concorrentes nas quais:

Criada em 1987 na França, pertencente no grupo Danone, é a marca de laticínios número 1 do mundo e conhecido por conter probióticos vivos e microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem algum benefício para a saúde. O lançamento da Activia foi inovador, graças à sua embalagem verde vibrante, que se destacava dos restantes, são mais de 30 anos de experiência neste setor em pesquisa de processos de fermentação para criar um produto verdadeiramente único e existem, hoje, diversos ensaios clínicos sobre os mecanismos de ação da Activia que comprovam o benefício do produto no conforto digestivo, contribuindo para a saúde e bem-estar.


É uma marca bastante consumida pelos portugueses, também inserida no grupo Danone, é um laticínio que contém fermentos naturais e também ingredientes vegetais. A Danacol é essencialmente conhecida por ser uma marca que ajuda a reduzir o colesterol alto de forma 100% natural e eficaz.


Com um percurso de mais de 40 anos, inserida no grupo Lactogal a marca portuguesa de lacticínios Mimosa tem empreendido um percurso de valorização e evolução contínua no sentido da inovação e resposta às necessidades nutricionais da população portuguesa. Tendo a saúde e a nutrição como pilares mobilizadores, a marca Mimosa alia a portugalidade, o preço justo e a proximidade para levar a todos os lares as melhores soluções nutricionais, a determinação de querer acompanhar as famílias em todas as idades e momentos é o grande fator que faz da Mimosa uma das marcas em que os portugueses mais confiam. 


A história desta marca inserida no grupo Danone, começa nos anos 90 quando se deram os primeiros passos para desenvolver um leite fermentado com L. Casei, não demorou muito, em 1994, para que se começasse a comercializar pela primeira vez, na Bélgica. A Actimel é conhecida pela sua grande ajuda no sistema imunitário devido ao seu alto teor em vitamina D e é fonte de vitamina B9, ferro e zinco.


A história da marca tem início nos anos 50, quando três empresários decidem abrir uma empresa de lacticínios. No final daquela década, um dos sócios da empresa, impossibilitado de mastigar é aconselhado a consumir iogurtes, a experiência é tão boa que convence os sócios a investir na produção deste alimento. Revela-se um sucesso, a comercialização estende-se por todo o País e a marca dá nome à empresa. A inovação fez parte da estratégia da companhia ao longo dos 50 anos de atividade. Longa Vida foi a primeira marca a introduzir as formulações líquidas e as linhas com menos gordura no setor refrigerados lácteos em Portugal. Em 1993, a Lactalis estabelece uma parceria com a Nestlé e aposta no lançamento de novos produtos e estratégias de marketing, «Juntando a força das marcas da Nestlé com o know-how e capacidade de investimento da Lactalis», daí criou-se a Lactalis Nestlé que é o grupo onde a marca Longa Vida está inserida.


Essas são algumas das principais marcas que competem no mercado de iogurtes em Portugal.

Cada uma delas possui diferentes estratégias de marketing, variedade de produtos e posicionamento no mercado, o que contribui para a diversidade e competitividade do setor de iogurtes no país.

Marketing-mix

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora