Iogurtes em Portugal
Em Portugal, o iogurte é um alimento que se destaca quando o tópico em questão é consumo. O cliente português se sobressai em relação ao resto da Europa, e lida com o produto de uma forma muito própria, além de também possuir um consumo per capta mais elevado.
Até há primeira metade de 2022, os iogurtes e as sobremesas lácteas podiam ser considerados categorias indispensáveis, fazendo parte de mais de 90% dos lares portugueses.
Segundo Ludovic Reysset, o country manager da empresa Danone no país, essa preferência é definida pela forma de consumo.
Visto que em Portugal esses produtos são maioritariamente servidos como snacks, a meio da manhã ou da tarde, os iogurtes líquidos são a escolha mais frequente, por serem mais práticos e convenientes.
A importância do produto no dia-a-dia dos é ainda mais salientada, já que mais da metade dos portugueses costuma consumir de 4 a 12 iogurtes por semana. Apesar do mercado vegano ter vindo a ganhar força e reconhecimento nos últimos anos, a maioria ainda opta por produtos de origem animal.
Por fim, podemos concluir com essa contextualização que há um forte vínculo entre Portugal e a indústria dos iogurtes, esta que será especificada, investigada e analisada ao longo deste projeto interdisciplinar.