Identificação e caracterização

Este capítulo aborda a segmentação do mercado, focando na identificação de grupos de indivíduos que consomem iogurtes. Realizamos a segmentação utilizando tanto a metodologia à Priori quanto a abordagem Post Hoc. A metodologia à Priori envolve a identificação de diferentes segmentos com base em dados secundários, como os fornecidos pelo TGI. A metodologia Post Hoc, por outro lado, baseia-se na utilização de dados primários. Neste caso, realizamos um inquérito por questionário para recolher as informações necessárias.


Baseado na metodologia "à priori":

Neste ponto, procedemos à identificação de segmentos com base na metodologia "à priori". Através dos dados presentes no Tgi (2023), identificamos 2 segmentos no mercado dos iogurtes:

Segmento 1 – Mulheres,25/34anos, Classe A/B que bebem iogurtes líquidos;

Primeiramente, identificamos o segmento de mulheres que consomem iogurtes líquidos, com idades entre 25 e 34 anos, pertencentes á classe A/B. Podemos caracterizar este segmento como mulheres jovens que procuram uma opção prática e saudável para o seu dia-a-dia de trabalho.

Segmento 2 – Homens,65/74anos, Classe A/B que bebem iogurtes sólidos;

Neste segmento estão presentes os Homens com idades entre 65 e 74 anos, inseridos na classe A/B que consomem iogurtes sólidos. Este segmento pode ser caracterizado como homens reformados que incluem um iogurte líquido.


Baseado na metodologia " Post Hoc"

Neste ponto, procedemos à identificação de segmentos com base na metodologia "Post Hoc", baseamo-nos nas respostas que recolhemos a partir do nosso inquérito do mercado dos iogurtes e identificamos 2 segmentos:

Segmento 3– Homens, 15/24anos, Classe A/B que bebem iogurtes líquidos;

Neste segmento, de homens dos 15 aos 24 anos, e que fazem parte da classe A/B, tem preferência por iogurtes líquidos. Podem ser caracterizados como estudantes ou novatos no mercado de trabalho, necessitando de snacks práticos e saudáveis que acompanhem a sua rotina.

Segmento 4- Mulheres, 15/24anos, Classe C1 que bebem iogurtes sólidos;

De seguida identificamos estes segmentos como jovens do sexo masculino e feminino entre os 15 e 24 anos, pertencentes á classe C1 que consomem tanto iogurtes líquidos, quanto sólidos. Podendo ser caracterizado por jovens que estejam na escola ou faculdade, que tenham por hábito levar iogurtes para o lanche da manhã ou da tarde.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora