Estrutura de Mercado

Classificação da estrutura de mercado

A classificação de estrutura de mercado pode ser dividida em duas categorias principais, são elas: a concorrência perfeita e, a concorrência imperfeita (o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolística).

A concorrência perfeita se trata de um cenário, quase perfeito, onde a quantidade de ofertas é proporcional a quantidade de demandas.

Já o monopólio, que é uma variação de concorrência imperfeita, é definido pela pequena oferta e a alta demanda, ou seja, quando uma única empresa oferece um determinado produto ou serviço e é beneficiada pela alta demanda.

O oligopólio, que também faz parte da categoria concorrência imperfeita, se difere porque, neste regime, ao invés do mercado ser comandado por uma única organização, o mercado é comandado por um pequeno grupo empresarial.

Por fim, a concorrência monopolística, trata-se de um cenário onde várias empresas disputam o mesmo público com produtos que são similares, mas não necessariamente sendo considerados substitutos.

Neste quesito, podemos destacar que na indústria dos iogurtes, diante de características como estratégias de marketing e decisões independentes de cada empresa, a estrutura do mercado se classificaria como concorrência monopolística.

A liberdade de entrada e saída do mercado, sem barreiras significantes, também facilitou a justificação para a classificação da indústria. Isso porque, por existir uma considerável variedade de empresas e produtos, não existem grandes dificuldades para a inserção, ou exclusão, de uma marca no mercado.

Também é importante mencionar que, em Portugal, existe uma variedade bastante relevante de empresas, pequenas e nacionais, oferecendo produtos diferenciados no mercado dos iogurtes, com a intenção de se destacar e, eventualmente, crescer em termos económicos.


Diferenciação de produtos

Uma das empresas que mais se destacam no mercado dos iogurtes, não só em Portugal, mas no mundo inteiro, é a Danone. A marca, que é referência na indústria doa laticínios, conseguiu chegar ao topo fazendo o uso de vários métodos, como por exemplo: as estratégias de diferenciação.

O público português exige que haja constantes inovações e evoluções em relação aos iogurtes, portanto, a capacidade adaptativa das marcas em relação ao cliente, alinhando o desenvolvimento dos produtos á necessidade, é um fator a se destacar.

Essa estratégia é frequentemente utilizada, não só pela Danone, que foi o exemplo de empresa utilizado, mas também pela grande maioria de empresas no mercado estudado.

Um fator que é repetidamente sendo levado em conta pelos clientes em Portugal é a questão do compromisso com a sustentabilidade. Atualmente, muitas marcas pequenas tem usado esse contexto para se diferenciar do resto das alternativas apresentadas no mercado. Essa estratégia, que geralmente é implementada nas embalagens, que podem ser feitas de papel ou de vidro, pode ser facilmente identificada pelo consumidor já no primeiro contacto com o produto.


Estratégias de preço

Assim como foi analisado anteriormente, o mercado dos iogurtes em Portugal pode ser classificado como uma concorrência monopolística, sendo também, uma indústria inelástica.

Tendo esses fatores em consideração, podemos concluir que as empresas, de facto, não realizam grande mudanças ou alterações nos preços de seus produtos. Isto é, pelo mercado ser uma concorrência monopolística, ou seja, com uma grande variedade de pequenos produtores, que tem os seus iogurtes diferenciados dos iogurtes das demais empresas, sendo elas grandes ou pequenas, ele resulta em uma maior liberdade na determinação do preço do seu produto.

Essa liberdade acaba se limitando pelo facto da indústria ser inelástica, não existindo grandes variações dos valores na hora da compra.

No quesito estratégico, tendo em vista todos os fatores abordados, os preços não variam substancialmente. Marcas brancas, Continente e Pingo Doce por exemplo, acabam tendo uma vantagem ligeira em relação ao preço dos iogurtes, contudo, os valores dos iogurtes no mercado são, em geral, muito similares uns aos outros.

Em suma, as empresas acabam ajustando seus preços tendo como principal pilar o seu custo de produção.


Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora