Dimensão do mercado do Iogurtes em Portugal
Gráfico 1 - Volume do mercado português (2018-2023)

Através da análise dos dados apresentados, podemos concluir que o Iogurte Aromatizado foi o produto que apresentou maior volume nos 6 anos analisados. Analisando individualmente cada tipo de iogurte, conseguimos perceber que, por exemplo, o volume do mercado de Iogurte Natural apresentou um aumento nos últimos anos e o Iogurte Aromatizado apresentou uma diminuição de 2018 para 2019, seguido de um aumento até 2023. Já os Iogurtes de beber sofreram uma diminuição de volume entre 2018 e 2020 e posteriormente tem vindo a aumentar significativamente.
Gráfico 2 - Valor do mercado português (2018-2023)

Através da análise da tabela conseguimos identificar um aumento geral no valor do mercado português de iogurtes naturais, iogurtes aromatizados, iogurtes de beber, fermentados e iogurtes no geral, entre 2018 e 2023. Ao analisar cada produto em concreto conseguimos concluir que o valor dos iogurtes naturais tem vindo a aumentar desde 2018; os iogurtes aromatizados e os de beber desceram em 2019, comparativamente a 2018, mas revelaram, ambos, a partir de 2020 e 2021 um significativo aumento.
No geral, o valor dos iogurtes sofreu algumas oscilações de 2018 até 2023, diminuindo de 422 milhões de euros para 416.5 milhões de euros, de 2018 para 2019, e posteriormente aumentando até 2023, com valores de 547.5 milhões de euros. Estes valores apresentam uma grande tendência de aumento nos próximos anos.