Análise estatística do Inquérito

Realizamos a análise estatística dos dados obtidos através do questionário utilizando o software estatístico IBM SPSS. 



Perfil Socio-demográfico

Neste gráfico, identificamos que a maioria dos respondentes do questionário são, em sua maioria, mulheres.

Em relação a idade dos respondentes, podemos, claramente, observar que 63,3% das pessoas tem 24 anos ou menos. Apesar de também termos coletado uma quantidade considerável de outras faixas etárias como de 45 a 54 anos e de 25 a 34 anos.


As estatísticas que foram requeridas, média, moda, mediana, desvio-padrão, variância, máximo, mínimo, assimetria e achatamento, e percentis, podemos interpretar de tal forma: a média de idade dos inquiridos é de 27 anos, assim como 50% dos inquiridos tem 20 anos ou menos. A moda representa a idade que obtivemos o maior número de respostas, que foram de pessoas de 18 anos. 12 anos é a idade do respondente mais novo no inquérito e, 61 o mais velho. 25% dos inquiridos tem 18 anos ou menos. 50% dos inquiridos tem 20 anos ou menos. 75% dos inquiridos tem 35 anos ou menos.

12,873 sendo o desvio-padrão, podemos dizer que os dados são consideravelmente homogéneos, levando em consideração que a grande maioria dos respondentes tem 18 anos. A variância, sendo 165,727, indica o quão distante os valores estão da média.

A amostra pode ser classificada como assimétrica positiva, já que a moda é menor/igual a mediana, que é menor/igual a média.

Por fim, o achatamento, que pode ser classificado como uma distribuição leptocúrtica, pela grande concentração na vizinhança dos valores de tendência central.


Sobre o estado civil, a maioria dos inquiridos são solteiros, ainda assim, consideramos uma grande parcela de pessoas que são casadas ou tem união de facto.


Na habilitação literária, podemos observar que 45, 53% dos respondentes tem o ensino secundário concluído, mantendo a coerência com o gráfico de idades, que mostram que as respostas, em sua maioria, foram realizadas pela faixa etária de 15 a 24 anos.


Neste gráfico, tendo em vista o local de residência dos integrantes do grupo, os distritos que se destacam são o Porto, com 59,29% das respostas, e Aveiro, com 27,43% das respostas.


A composição do agregado familiar mais recorrente entre os respondentes do questionário é de 4 pessoas, entretanto, é importante observar que também tivemos respostas consideráveis na composição de 3 e 5 pessoas do mesmo.


Durante a realização de recolha, classificação e análise de dados, pudemos perceber que a maior parte dos inquiridos, deste questionário em particular, pertencem as classes A e B.


Preferências, hábitos, comportamentos e principais necessidades dos consumidores

Neste gráfico, podemos observar que mais de 50% dos inquiridos preferem iogurtes sólidos, enquanto apenas 43,90% preferem iogurtes líquidos.


Neste gráfico de barras, 47,2% dos respondentes consomem iogurtes de duas a três vezes por semana e 29,3% consomem pelo menos uma vez por dia, enquanto somente 3,3% dos inquiridos consomem iogurtes uma vez por mês.


Diante das respostas adquiridas, os tipos de iogurtes mais consumidos pelos inquiridos são os do tipo aroma (70,73%), os do tipo grego (65,04%) e os do tipo cremoso (64,23%). Os menos preferidos foram os vegetais (11,38%) e os do tipo colesterol (13,01%).


O local de compra predominante escolhido pelos inquiridos são os supermercados com 56,10%.


As marcas preferidas pela maioria dos inquiridos são as marcas brancas, de redes como Continente e Pingo Doce. Empresas como Mimosa e Nestlé também se destacaram entre as escolhas de compra.


O ambiente onde os inquiridos tem o costume de consumir iogurtes é em casa, além disso, também presam pela praticidade do produto, tendo 6,50% no trabalho.


O sabor é o critério mais valorizado por 92,68% dos respondentes. A qualidade e o preço também são fatores importantes a considerar.


A maior parte dos inquiridos (81,15%) consome iogurtes como lanche da tarde. Já em refeições como o almoço e o jantar, poucos inquiridos consomem o produto a essas alturas do dia.


Neste gráfico, podemos observar que 47,97% dos inquiridos compram iogurtes uma vez por semana. Podemos também salientar que 30,08% compram iogurtes duas a três vezes por semana.


Neste gráfico, podemos observar que 47,97% dos inquiridos compram iogurtes uma vez por semana. Podemos também salientar que 30,08% compram iogurtes duas a três vezes por semana.


Atitudes

Nesta caixa de bigodes, com as afirmações afetivas, cognitivas e comportamentais, pudemos observar que as afirmações mais recorrentes, em questão de concordância, foram as cognitivas, tendo a mediana maior que 9 (valor neutro). Enquanto as afirmações comportamentais, com a mediana menor que 9, foram as menos selecionadas quanto aos iogurtes.


Nesta caixa de bigodes de atitudes globais, ou seja, todas as afirmações (cognitivas, afetivas e comportamentais), com a mediana igual a 27, que é o valor neutro, foram identificados outliers moderados. Com isso, entendemos que a maioria das respostas não foram as opções extremas, mas sim, as três opções centrais (discordo, não concordo nem discordo e concordo).


Cruzamento de variáveis

Neste cruzamento de variáveis, de iogurtes de aroma e sexo, podemos observar que, das 71 mulheres que responderam ao questionário, 56 consomem este tipo de iogurtes. Enquanto apenas 28, dos 48 homens que responderam, alegam consumir iogurtes com aroma.

Selecionei essas variáveis específicas pelo facto de identificar que um maior número de mulheres tem a preferência por esse tipo de iogurte.


O cruzamento embalagem e idade foi selecionado pelo facto de inquiridos com 24 anos ou menos, levarem esse fator em consideração com uma maior frequência, do que as outras faixas etárias analisadas.

O teste qui-quadrado o valor p= 0,717 > 0,359. Concluímos também que, a frequência mínima sendo 0,88, temos 5 células com a frequência esperada menor que 5. Assim, entendemos que há uma significância considerável nas variáveis selecionadas. Contudo, o teste não pode ser considerado válido, porque mais de 20% das células na tabela de contingência têm frequência esperada <5.

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